quinta-feira, 12 de março de 2009

Espaço Cibernético


Falamos de avanços tecnologicos para a possibilidade de estar em qualquer lugar a qualquer momento, para compreender a desatualização dos eletrodomésticos em casa, para a não desatualização, para exaltar a possibilidade de cura de doenças ou para entender novos males que aflingem a sociedade. Portanto se ela está em todos os lugares, não tem vida independente; nenhum recurso tecnológico é um fim pra sí próprio mais sim para a realidade social.

Diz- se que a internet é um acesso universal, mais acabam se esquecendo que grande parte da população mundial é esquecida, como os; analfabetos, idosos e as classes de pessoas economicamente carentes. Em todo o mundo as pessoas desconhecem as 'riquezas' do espaço cibernético, como algo irreal ou fantasioso, até mesmo em países de primeiro mundo o custo é elevado para utilizar a rede.
Dentro do espaço cibernético existem muitas desvantagens como: a inconsciencia, o uso aético das informações, invasão de privacidade X relações impessoais, desrespeito a propriedade intelectual. etc
Nos sites são tantas informações diversificadas que não tem tanta importância para o conhecimento intelectual como por exemplo, os cantores da moda ou premiações do Óscar, então como separar o "lixão cibernético" das informações consistentes?, tudo começam em novas formas de relações sociais e práticas culturais, a começar pela escrita; onde os textos devem ter coerência, conscistencia, originalidade e objectividade.
Cabe a nós internautas que estamos no meio cibernético a dificuldade de selecionar o material que vale a pena ser lido, porque muitos textos são colocados com processo avaliativo muito baixo, ou também com "xeroquismo", comprometendo o processo de informação e conhecimento, podendo até perder o interesse por obras clássicas.

9 comentários:

  1. Nós concordamos com vocês a Internet tem muitos problemas e também tem soluções, mas não é por isso que vamos deixar de usufruir dela né?!

    ResponderExcluir
  2. sim, vamos ultiliza-las do lado positivo
    em que possa nos favorecer sem prejudicar o trabalho de outras pessoas envolvidas nesse processo!
    é uma maneira mto interessante
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Sim,é verdade que em todo o mundo poucas pessoas ainda tem acesso a internet,mesmo estando estando muito presente na vida de alguns.Apesar de o número de idosos serem baixos,a cada dia esses dados vem aumentando e eles estão se atualizando de modo geral,não é? Aos poucos teremos vários pessoas com mais idade aqui pela internet!
    Agora,uma questão que chama muito a atenção é o lixo cibernético,alguns sites que não valem a pena ser visitados,sem conteudo e organização nenhuma.
    Fica a questão...como mandar esse lixo para o 'lixo'? Como transformar esse,em 'luxo' ?
    Adoramos o post de vocês,beijo amigas =*

    ResponderExcluir
  4. A postagem de vocês ficou muito boa. A parte que mais gostamos é a que fala sobre as pessoas idosas, analfabetas, diferentes classes sociais, entre outras, que não são lembradas no mundo digital.
    beijos :)

    ResponderExcluir
  5. é sim, hoje em dia a exclusão digital ainda é bem grande, por isso devemos dar chances as essas classes que não tem tanta condições de acesso!
    beijos =)

    ResponderExcluir
  6. Nós concordamos com sua postagem onde diz que devemos usar a tecnologia de forma consiente e não invadir a privacidade de outras pessoas.
    Cabe a nos usalo de forma conciente.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Oiii.... Garotas.
    Foi muito boa a postagem de vocês, só que poderiam ter resumido mais .
    Mas falaram realmente as duas caras que internet tem.
    Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir